Valorize seu imóvel com a regularização
Obtenha até 40% de valorização do seu imóvel regularizando a situação dele no Registro de Imóveis
O que é um imóvel regularizado?
Um imóvel regularizado é aquele que possui todas as autorizações necessárias junto à prefeitura, que pagou todos os tributos devidos e que está devidamente registrado e atualizado na sua matrícula junto ao Registro de Imóveis.
Ter um imóvel regularizado é especialmente vantajoso para os casos onde é necessários transferir o bem para outra pessoa, seja em um contrato de compra e venda, em uma doação, ou ainda no caso de um inventário.
Além disso, a regularização do imóvel permite que o seu proprietário consiga realizar empréstimos ou financiamentos ofertando o imóvel como garantia, com isso ele conseguirá uma proposta muito mais vantajosa da instituição financeira.
Por fim, o imóvel regularizado é a regra, de modo que qualquer imóvel que não estiver regularizado está irregular e passível de sofrer sanções como interdição ou multa por parte da Prefeitura ou da União.
Como funciona e quais são as etapas da regularização de imóvel?
As etapas para a regularização do imóvel dependerão da situação em que ele se encontram. Por exemplo, se ele sequer estiver no seu nome no Registro de Imóveis, uma possível etápa necessária será a realização de Usucapião do imóvel.
Caso o imóvel já esteja no seu nome no Registro de Imóveis, mas a construção realizada não conste na matrícula, será necessário seguir alguns passos como:
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/1.png)
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/1.png)
Planta e Memorial Descritivo
Elaborar a planta e memorial descritivo do imóvel, através de arquiteto ou engenheiro.
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2.png)
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2.png)
Habite-se
Obter o habite-se da construção junto à prefeitura do município.
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/3.png)
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/3.png)
Cadastro Nacional de Obras (CNO)
Realizar o cadastro da obra no CNO (Cadastro Nacional de Obras) da Receita Federal.
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/4.png)
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/4.png)
Cálculo de tributos devidos pela Construção, junto ao sistema SERO.
Calcular adequadamente junto ao SERO (Sistema Eletrônico para Aferição de Obras) e pagar os tributos devidos pela construção.
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/5.png)
![](https://djadvocacia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/5.png)
Averbação no Registro de Imóveis
Por fim, realizar a averbação da construção na matrícula do imóvel.
Quais cuidados são necessários na regularização de um imóvel?
Alguns cuidados são fundamentais para realizar a regularização do seu imóvel, especialmente na parte de realizar o cadastro da obra no CNO (Cadastro Nacional de Obras) e calcular os tributos devidos.
Quanto ao cadastro no CNO, infomações incorretas podem gerar autuações e aplicação de multas.
Quanto ao cálculo dos tributos devidos, existem muitos detalhes que podem fazer você economizar, tais como o material utilizado na construção e a mão de obra contratada. Em alguns situações é possível ainda que você sequer tenha de pagar tributos.
Mas ATENÇÃO: a utilização indevida de deduções ou a omissão de informações podem gerar multas. Da mesma forma, o cálculo incorreto pode fazer você pagar mais tributo que o devido.
Portanto, a recomendação é contratar um profissional que poderá auxiliar você em todo o processo e garantir que você passe por todas as etapas de forma correta e, sempre que possível, economizando o máximo.
Desse modo, “o combinado não sai caro” e você ainda pode gastar menos do que gastaria com a ajuda de um especialista no assunto.
Quanto custa a regularização de um imóvel?
Os valores para regularização do imóvel irão depender do estágio em que a regularização estiver, podendo variar de 2% a 5% do valor do imóvel.
Entre os custos estão as taxas e tributos Municipais e Federais, honorários advocatícios, elaboração de projeto arquitetônico, e averbação no Registro de Imóveis.
Sobre o escritório Dettenborn e Juchem Advocacia
Comprometidos com a excelência, oferecemos soluções jurídicas de alto valor, baseadas em confiança e responsabilidade, defendendo os interesses dos clientes com seriedade e competência.
Na DJ Advocacia, acreditamos que a confiança é fundamental para construir um relacionamento sólido e duradouro com nossos clientes, e estamos sempre dispostos a prestar contas e esclarecer qualquer dúvida que possam ter.
Por isso, podemos garantir que nossos clientes receberão o melhor serviço possível e que seus interesses serão defendidos de forma séria e competente.