Como funciona a restituição retroativa do imposto de renda isento por doença grave?

A restituição retroativa do Imposto de Renda por doença grave permite recuperar valores pagos indevidamente por aposentados, pensionistas e reformados que tinham direito à isenção.

Restituição Retroativa do Imposto de Renda por Doença Grave: Um Guia Completo

A legislação brasileira garante a isenção do Imposto de Renda para aposentados, pensionistas e reformados portadores de doenças graves. Essa medida visa aliviar o ônus financeiro de quem enfrenta desafios de saúde e, muitas vezes, altos custos com tratamentos.

A Restituição Retroativa: o que é?

A restituição retroativa do Imposto de Renda se aplica aos períodos em que a pessoa já tinha direito à isenção, mas ainda não havia solicitado ou recebido o benefício. Ou seja, se você foi diagnosticado com uma doença grave e pagou Imposto de Renda em anos anteriores, pode ter direito à devolução esses valores.

Como Funciona a Restituição?

O processo de restituição envolve algumas etapas e irá depender da pessoa já ter tido o reconhecimento da isenção ou não.

Caso ela ainda não tenha o reconhecimento do direito à isenção, será necessário solicitar administrativa ou judicialmente o reconhecimento. Nos casos de pedidos de reconhecimento judicial, nosso escritório realiza o pedido de restituição em conjunto com o pedido de reconhecimento do direito à isenção.

Dúvidas Comuns

  • Qualquer doença grave dá direito à isenção? A lista de doenças graves que dão direito à isenção é definida em lei. Consulte nossa página Saiba Tudo sobre Isenção de Imposto de Renda por Doença Grave para verificar a lista completa e verificar se a sua doença está incluída.
  • Qual o prazo para solicitar a restituição? O prazo para solicitar a restituição pode variar, mas geralmente é de cinco anos a contar da data em que a pessoa cumpriu todos os requisitos.
  • É preciso contratar um advogado? Embora não seja obrigatório, a contratação de um advogado especializado em Direito Tributário pode facilitar o processo e aumentar as chances de sucesso.

Curiosidade

A legislação prevê que fundos de previdência privada/complementar também são isentos de imposto de renda. Então, é possível reaver todos os valores retidos na fonte em razão do pagamento de rendimentos oriundos desses fundos, tanto os PGBL quanto os VGBL.

Conclusão

A restituição retroativa do Imposto de Renda por doença grave é um direito importante que deve ser conhecido e exercido por aqueles que têm direito a ele. Ao buscar seus direitos, o contribuinte usufruiu daquilo que é seu e possibilita que os valores sejam utilizados para trazer maior conforto e ajudar no tratamento ou acompanhamento da doença.

Se você tem alguma doença grave e ainda não solicitou a isenção do Imposto de Renda, procure seus direitos!

Caso você precisa de auxílio ou tenha alguma dúvida, entre em contato conosco do escritório Dettenborn e Juchem Advocacia, somos um escritório especializado em Direito Tributário e com atuação nacional.

Telefone/Whatsapp: (11) 3230-6112

E-mail: contato@djadvocacia.com.br

Publicações relacionadas